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Qual a diferença entre ERP e CRM?

O que são os sistemas de gestão?

O sistema de gestão é um conjunto de ferramentas que auxiliam a empresa a melhorar o gerenciamento de suas atividades, tornando possível uma maior organização, análise e tomada de decisões precisas.

Os softwares de gestão são uma maneira simplificada de permitir aos gestores acesso rápido e em um só lugar de todos os dados e informações da empresa. Automatizar os processos se tornou fundamental para as organizações e contar com a ajuda desses sistemas garante uma série de vantagens.

Existem dois exemplos de sistema de gestão que ajudam as empresas nessas tarefas, o sistema ERP e o software CRM. Ambos são usados para gestão empresarial, mas têm objetivos específicos.

 

Diferença entre sistema ERP e software CRM

Para compreender as diferenças entre o sistema ERP e o software de gestão CRM, vamos ver uma definição dos dois e como eles funcionam na gestão da sua empresa.

Sistema ERP

ERP é uma sigla para Enterprise Resource Planning, ou seja, Planejamento dos Recursos da Empresa. Trata-se de um sistema abrangente e integrado de administração de dados e informações.

O sistema ERP atua em gestões essenciais da empresa, auxiliando na emissão de relatórios de análise, diagnósticos, padronização de processos, coleta de dados em tempo real etc. Tudo isso visando redução de custos, aumento da produtividade, otimização do tempo e auxílio na tomada de decisões, que levam às medidas necessárias para buscar melhorias.

O sistema ERP é bastante flexível e se adequa às mudanças que ocorrem dentro da organização, e a automatização é capaz de minimizar erros e tornar o processo muito mais preciso e otimizado.

Software CRM

CRM significa Customer Relationship Management, isto é, Gestão do Relacionamento com o Cliente.

O software CRM tem foco especificamente em gestão de vendas e relacionamento com o cliente. O objetivo é utilizar os recursos para acompanhar negociações e manter contato com os clientes, melhorando a relação da empresa com ele, aumentando a fidelização e retenção.

Ele é um software de gestão utilizado para construir uma base de dados sobre os clientes. Realiza histórico de interações com os consumidores, gera relatórios sobre todo o processo, mantém segurança nas informações, entre outras funções.

Quais as diferenças?

Basicamente, o sistema ERP é mais abrangente e tem foco em processos de gestão administrativo e funções essenciais de uma empresa. Ele atua no controle financeiro, de compras, contas, estoque, emite notas, relatórios, enfim, tudo que envolve a gestão empresarial de rotinas internas. Podendo contar com vários módulos ou um único, de acordo com a necessidade individual de cada empresa.

O objetivo do sistema ERP é otimizar a gestão, organizar e auxiliar na tomada de decisões, para melhorar o fluxo da empresa.

Já o software CRM é utilizado especificamente em relacionamento com clientes e controle de vendas. Ele ajuda o gestor a estar sempre em contato com o cliente, em todo o ciclo de vendas, a fim de melhorar as experiências dos consumidores e tornar os processos mais lucrativos e produtivos para a empresa.

Mas como escolher qual é o melhor para implantar em sua empresa? Como você pôde ver, tanto o sistema ERP quanto o CRM possuem funções diferentes, então a escolha irá depender da necessidade do seu negócio. Um foca na gestão como um todo, o outro em atividades comerciais.

Entretanto, a parte interessante é que eles podem ser implantados juntos. Se torna muito vantajoso fazer uso dos dois sistemas integrados, porque o processo de venda engloba muitos fatores, e ao utilizar um sistema ERP junto ao CRM a empresa consegue controlar melhor as suas vendas, acompanhar os resultados e manter uma experiência benéfica tanto para os clientes, quanto para a própria gestão da empresa.

Vantagens de integrar um sistema ERP a um software CRM

O sistema ERP e o software CRM são ferramentas de gestão, destinadas a ajudar a empresa a melhorar consideravelmente os seus processos. Fazer uso da tecnologia para otimizar o trabalho é fundamental, ainda mais quando integramos os sistemas.

Utilizar as duas ferramentas é possível e é essencial, pois é uma maneira mais precisa de organizar os setores.

Como o sistema ERP trabalha com gestão mais abrangente, ao integrá-lo com o CRM é possível melhorar as negociações de venda com mais rapidez, segurança e objetividade.

A estrutura passa a ser otimizada, melhorando o contato com clientes, gerando novos leads, contribuindo para a gestão eletrônica de documentos, entre outras funções.

Por exemplo, os pedidos de compras do setor comercial podem ir automaticamente para o estoque, diminuindo o tempo de separação e entrega.

Outra vantagem da integração do sistema ERP com CRM é que os gestores vão conseguir ter uma visualização maior dos dados de desempenho das vendas, o que contribui para as análises dos indicadores da empresa, seus pontos negativos e positivos. Ou seja, é possível alinhar as estratégias para entender onde a empresa precisa melhorar e como ela é capaz de aumentar seu lucro e alcançar suas metas.

Juntar o sistema ERP ao software CRM proporciona mais comunicação entre os setores da empresa, deixando os processos, mudanças, formas de atuação, tudo muito bem alinhado e atualizado entre todos.

Contate a Ketra para implantação e consultoria de sistema ERP a fim de melhorar os processos de gestão da sua empresa.

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