Como desenvolver um ERP de acordo com as demandas da minha empresa?

Como desenvolver um ERP de acordo com as demandas da minha empresa?

por | 15/07/2021

Entenda como o sistema de gestão ERP funciona

O Sistema ERP (Enterprise Resource Planning) ou Sistema de Gestão Integrado é uma ferramenta que auxilia no gerenciamento de processos de uma empresa.

Esse software é capaz de planejar e levantar diagnósticos a partir das informações coletadas, contribuindo para uma melhor gestão da empresa, auxiliando na tomada de decisões e medidas necessárias para buscar melhorias.

Um sistema de gestão ERP pode ser aplicado em praticamente todas as áreas da empresa. Pode ajudar na administração de contas, acompanhar compras e vendas, contribui para a gestão de pessoas, auxilia os setores de RH, finanças, marketing, entre outros.

Ou seja, ele pode ser útil de diversas maneiras em sua organização, e irá garantir simplificação de processos, redução de custos, otimização da rotina, aumento da produtividade, cumprimento de prazos, gestão de dados, análise de relatórios etc.

Mas o mais interessante é que o sistema de gestão ERP é bastante abrangente e flexível. Isso significa que ele pode se adequar às necessidades da sua empresa e, mais do que isso, é possível desenvolver um software personalizado, voltado exclusivamente para as demandas do seu tipo de negócio.

O planejamento de um sistema personalizado é muito útil para determinadas empresas que têm necessidades específicas, porque ele pode ser totalmente voltado para que se encaixe no que ela, de fato, precisa.

Vamos entender melhor como funciona o desenvolvimento de software personalizado na Ketra.

 

Como desenvolver um sistema personalizado?

O sistema de gestão ERP é desenvolvido para atender a todo tipo de negócio. Ou seja, com a implantação de ERP, a organização consegue automatizar os seus processos e otimizar a sua gestão independentemente do segmento de mercado.

Entretanto, com o constante avanço do mercado, novas necessidades e demandas foram surgindo, e muitas empresas necessitam de ferramentas específicas para gerenciar seus processos.

Pensando nesses casos, surge o sistema personalizado com os módulos específicos, uma maneira de fazer uma completa adequação do ERP para garantir o melhor software de gestão de empresas de acordo com as necessidades de cada negócio.

Na Ketra, é possível desenvolver os módulos essenciais para a sua empresa. O processo se inicia com a análise das necessidades da empresa para entender o que ela precisa em um sistema de gestão ERP para melhorar o seu gerenciamento.

Depois disso, é traçado um planejamento detalhado, que inclui o design do software, a programação e a implantação e integração nos sistemas da empresa.

É feita a implantação do sistema personalizado com todos os módulos e funções específicas que serão usados na gestão e, além disso, oferecemos suporte completo para garantir que o sistema esteja totalmente compatível e gerando resultados.

 

Vantagens de implantar um sistema personalizado

Existem inúmeras vantagens em optar por um software personalizado em vez de implantar um sistema de gestão ERP padronizado. Muitas vezes, esses modelos já existentes não abrangem tudo que a empresa necessita e, por mais que auxiliem muito na gestão, eles não são capazes de oferecer respostas objetivas. Confira as vantagens de um sistema personalizado, implantado com a Ketra.

 

Aumento da produtividade e eficiência

Como o sistema personalizado vai focar exatamente onde a empresa precisa, o processo se torna muito mais ágil e objetivo, o que garante aumento de produtividade e resultados mais eficientes.

O sistema personalizado de gestão ERP já é uma ferramenta que proporciona tudo isso, mas a personalização otimiza o trabalho dos gestores, que conseguem monitorar melhor os resultados, procedimentos e encontrar os melhores caminhos para a tomada de decisões.

 

Facilidade de adaptação

Quando a empresa implanta um sistema de gestão é indispensável que ele seja testado e acompanhado por um tempo, até que se adeque a rotina.

Essa etapa serve para que sejam corrigidas falhas e sejam implementadas melhorias, além dos serviços de consultoria, que são essenciais para orientar os usuários na utilização das ferramentas.

Quando a empresa opta por um sistema personalizado, essa adaptação acaba sendo mais rápida e simples, justamente porque o planejamento do ERP foi feito, desde o princípio, junto à empresa e focando nos seus processos.

Ou seja, quando for implantado, ele já estará desenhado para se instalar nos setores e os ajustes vão sendo feitos ao longo do tempo, o que mantém a produtividade da empresa.

 

Sistema mais bem aproveitado

Os sistemas de gestão ERP são ferramentas projetadas para ajudar no gerenciamento da empresa, e quando isso é feito com os módulos certos e voltados para as necessidades do negócio, ele acaba sendo muito mais bem aproveitado.

A rotina se torna muito mais flexível e bem estruturada com um melhor software de gestão de empresas. Isso gera maior controle, redução de custos, segurança, otimização do tempo, integração etc. Consequentemente, a empresa irá lucrar mais, crescer no mercado, atender melhor os seus clientes e atingir os seus objetivos.

Outras Postagens

Qual a diferença entre ERP e CRM?

Qual a diferença entre ERP e CRM?

O sistema ERP e o software CRM são ferramentas que otimizam a gestão da empresa, mas possuem focos diferentes. Entenda o que é cada um deles.

Sistema ProjectWise | Benefícios de implantar na sua empresa

Sistema ProjectWise | Benefícios de implantar na sua empresa

O que é o sistema ProjectWise? O Sistema ProjectWise é um conjunto de softwares de colaboração de projetos de indústrias de arquitetura, engenharia e construção, desenvolvido pela Bentley Sistems.  O objetivo desse sistema é auxiliar a equipe de um projeto no...

Sistema de gestão de projetos | Como a tecnologia é capaz de ajudar

Sistema de gestão de projetos | Como a tecnologia é capaz de ajudar

O que é um sistema de gestão de projetos? Um sistema de gestão de projetos é um conjunto de ferramentas e técnicas que organizam, otimizam processos e buscam melhorar os resultados dos projetos da empresa com auxílio da tecnologia. Atualmente, com a competitividade do...