Para que serve o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED)?

Para que serve o Gerenciamento Eletrônico de Documentos (GED)?

por | 15/09/2021

Entenda Para que Serve o Sistema GED

O GED é a sigla para Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Como o próprio nome já sugere, trata-se de uma ferramenta que serve para fazer a gestão, de forma automatizada, das informações e dados de uma empresa.

Gerenciar documentos não é fácil e requer muita atenção e organização, afinal, são informações fundamentais sobre as atividades da empresa, funcionários, fornecedores e clientes.

Dessa forma, erros e perda de documentos são comuns quando não existe uma gestão qualificada, que auxilie os gestores na hora de buscar, armazenar e distribuir esses dados. Isso provoca a perda de produtividade e o desperdício de tempo, bem como atrasos, gastos desnecessários e resultados insatisfatórios.

Para solucionar tal situação, as empresas podem contar com o GED. Essa ferramenta é fundamental para melhorar esses processos, pois permite capturar, processar, armazenar, indexar, compartilhar e fazer backup de documentos e informações com mais agilidade.

 

Quais as Ferramentas do GED?

O gerenciamento eletrônico de documentos possui várias ferramentas que servem para funções específicas, a fim de auxiliar o processo de gestão em todas as etapas, de forma completa.

Conheça, agora, alguns desses módulos e entenda melhor para que serve o GED:

Document Management

O gerenciamento eletrônico de documentos permite que o gestor consiga controlar todos os arquivos e realizar uma série de ações, como a criação, revisão, aprovação e descarte, além de poder fazer buscas, verificar informações sobre versões, datas, entre outros.

Workflow / BPM

Esse módulo do GED tem a função de melhorar o fluxo de trabalho dentro da empresa, a partir da organização tarefas, delimitação de prazos e sincronização de todo o processo.

Cold / ERM

Essa função tem o objetivo de gerenciar relatórios, desde a captura, armazenamento otimizado e organização, até a recuperação de arquivos.

Forms Processing

Esse módulo de gerenciamento eletrônico de documentos refere-se ao processamento de formulários e dados, sendo capaz de reconhecê-los e cruzá-los com bancos de dados automaticamente. Isso é efetuado por meio de tecnologias inteligentes de reconhecimento automático de caracteres.

Records and Information Management (RIM)

Da expressão em português “Gerenciamento de Registros e Informações”, o RIM tem a função de fazer a gestão de todos os registros, comerciais e de clientes, ao longo de seu ciclo de vida.

É uma forma de manter registradas todas as informações sobre um arquivo, de qualquer tipo de mídia, incluindo-se o momento de sua criação, recebimento, manutenção e uso, até que ele seja descartado, a fim de preservar evidências.

 

Por que Aderir ao GED?

Inúmeras vantagens para a empresa são percebidas quando ela adere ao gerenciamento eletrônico de documentos. O GED, nesse sentido, serve para gerenciar todos os arquivos, de forma automatizada, a fim de potencializar o trabalho dos gestores.

O GED suporta vários arquivos, como textos, documentos digitalizados, planilhas, notas fiscais, imagens, vídeos, apresentações, entre outros, e suas ferramentas podem ser personalizadas conforme a necessidade da empresa.

É possível, ainda, fazer backups, separação de informações em pastas, tags, conceder permissões, incluir comentários e notificações, além da disposição de ferramentas de buscas com filtros que ajudam quando é preciso rapidez na hora de encontrar um documento.

Por isso, o tempo é economizado, assim como os custos. Com o uso de ferramentas automatizadas, a exemplo do GED, os gestores delegam menos tempo à organização dos documentos, processo que se torna muito mais trabalhoso quando se dispõe de sistemas analógicos.

Vale ressaltar, ainda, que a perda de documentos e as ocorrências por erros são minimizadas. Isso porque o gerenciamento eletrônico de documentos é um sistema totalmente seguro, em que as informações são acessadas somente perante permissão.

Uma outra ótima vantagem do GED é a possibilidade de acesso em qualquer hora e lugar, por meio de dispositivos mobile, garantindo-se mais controle e facilidade.

O GED serve para organizar processos e todos os gestores têm consciência de que organização é a chave para que a empresa se desenvolva. Com esse aprimoramento, é possível tomar melhores decisões e concretizar os resultados almejados. Em suma, ferramentas automatizadas são fator de competitividade no mercado atual, e qualquer método que otimize o dia a dia da empresa é uma estratégia inteligente e fundamental.

 

Consultoria em sistema de gestão

Agora que você entendeu a finalidade e os usos do GED, é preciso saber como implementá-lo de forma assertiva na sua organização. Por isso, contar com o apoio de uma empresa de consultoria em sistema de gestão é a melhor alternativa, especialmente porque, quanto mais domínio da ferramenta, mais resultados positivos serão alcançados.

Na Ketra, empresa de consultoria em sistema de gestão, pode-se obter suporte em software GED, com o auxílio de uma equipe especializada. Dessa forma, você garante a melhor experiência na utilização do sistema e total usabilidade da plataforma, incluindo os módulos necessários para seu negócio.

Outras Postagens

Quais os Benefícios da Consultoria de Gestão de Negócios da Ketra

Quais os Benefícios da Consultoria de Gestão de Negócios da Ketra

O Que é a Consultoria de Gestão de Negócios? Fazer a gestão de negócios de uma empresa não é uma tarefa muito fácil. É um processo que envolve muito planejamento, estratégias e liderança, afinal, é isso que faz uma organização se movimentar e crescer. Uma boa gestão...

Como aproveitar melhor os relatórios gerenciais da minha empresa?

Como aproveitar melhor os relatórios gerenciais da minha empresa?

Como aproveitar melhor os relatórios gerenciais da minha empresa? Os relatórios gerenciais são documentos que podem ajudar a nortear os gestores de uma empresa quanto ao seu crescimento, com foco em ações que façam a diferença interna e externamente.  Esse tipo de...

Sistemas de gestão personalizados: Qual a diferença entre ERP e CRM?

Sistemas de gestão personalizados: Qual a diferença entre ERP e CRM?

Sistemas de gestão personalizados: Qual a diferença entre ERP e CRM? Trabalhar com sistemas de gestão personalizados, como é o caso do ERP (Entreprise Resource Training) e o CRM (Customer Relationship Management), pode garantir a otimização de alguns processos,...

App de Gestão Personalizado | Como Desenvolver

App de Gestão Personalizado | Como Desenvolver

O que são apps de gestão? Os apps de gestão são ferramentas voltadas para a otimização das operações internas e externas das empresas.  A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e o investimento em inovações passou a ser mais do que um...

Você Sabia que é Possível Otimizar o seu ERP Atual?

Você Sabia que é Possível Otimizar o seu ERP Atual?

Como Otimizar o Sistema ERP da sua Empresa? O sistema ERP é uma solução que proporciona uma gestão mais assertiva na empresa. Ele garante acesso mais simplificado, seguro e integrado aos dados e informações, auxiliando o gestor a planejar e tomar decisões para a...

Qual a diferença entre ERP e CRM?

Qual a diferença entre ERP e CRM?

O sistema ERP e o software CRM são ferramentas que otimizam a gestão da empresa, mas possuem focos diferentes. Entenda o que é cada um deles.