Sistemas de gestão personalizados: Qual a diferença entre ERP e CRM?

por | 01/11/2021

Sistemas de gestão personalizados: Qual a diferença entre ERP e CRM?

Trabalhar com sistemas de gestão personalizados, como é o caso do ERP (Entreprise Resource Training) e o CRM (Customer Relationship Management), pode garantir a otimização de alguns processos, potencializar os ganhos do negócio e contribuir para o alcance do seu sucesso. 

No entanto, por mais que ambos os sistemas sejam tecnicamente “antigos”, ainda existem muitas dúvidas relacionadas a eles. Alguns gestores, inclusive, confundem o objetivo de cada um e deixam de trabalhar com as suas funcionalidades por acreditarem não ser necessário investir nelas.

Acontece que tanto o ERP quanto o CRM são ferramentas de gestão comercial que, basicamente, possuem princípios diferentes, mas com o mesmo objetivo: ampliar a lucratividade da empresa de TIou de outros nichos.

Neste texto, saiba mais o que é cada um deles e as vantagens da contratação de sistemas de gestão personalizados. 

O que é CRM?

O CRM é um dos sistemas de gestão personalizados mais populares do mercado, que surgiu na década de 80 e tem o princípio de fazer a gestão do relacionamento com o cliente por meio de processos que garantem a realização de vendas eficientes para potencializar a conversão da empresa de TI.

Esse tipo de sistemas de gestão personalizados tem a capacidade de reunir informações relevantes sobre o consumidor em potencial da empresa. Consequentemente, permite-se que a equipe de vendas e o atendimento ao cliente conheçam as necessidades do seu público e implementem uma abordagem mais interessante. 

De certo modo, o CRM também é visto no mercado como uma ferramenta de gestão de vendas, pois, de fato, não serão trabalhadas apenas questões de relacionamento com o público, mas, também, oportunidades e efetivação de vendas voltadas a uma maior lucratividade para a empresa de TI.

As principais vantagens do CRM

Ao trabalhar com o CRM, a empresa de TI ou de outros nichos consegue entender a jornada de compra do seu público e aprimorar o atendimento para que o consumidor seja capaz de efetivar a venda. Assim, o cliente cria uma relação de fidelidade com a marca.

Para que isso aconteça, a empresa conta com ferramentas de integração de dados dos clientes presentes no sistema. Essas informações são essenciais para que a equipe conheça o público com o qual está lidando e, a partir disso,  desenvolva estratégias que ajudem a converter vendas e reduzir custos. 

Além disso, o CRM tem a capacidade de oferecer vantagens com ajuda de uma empresa de TI, como:

  • Organizar processos internos da empresa de TI; 
  • Alinhar estratégias entre os setores; 
  • Entender e respeitar a jornada de compra do cliente; 
  • Identificar e gerenciar oportunidades; 
  • Melhorar o relacionamento com o público; 
  • Aumentar a produtividade da equipe; 
  • Potencializar o pós-venda da empresa de TI.

O que é ERP?

Ao contrário do CRM, o ERP não tem o foco exclusivo no relacionamento com o cliente e, sim, no planejamento dos recursos da empresa de TI. Para tanto, são usadas ferramentas que ajudam a integrar as informações e os processos da empresa, o que viabiliza a redução de custos, o aumento da produtividade da equipe e, principalmente, propicia a diminuição de erros. 

A contratação de sistemas de gestão personalizados pode te garantir acesso a uma das ferramentas mais importantes do mercado atualmente, quando o assunto é a integração da gestão empresarial, pois tem a capacidade de unificar os dados de diferentes setores com o intuito de automatizar as ações e as estratégias que melhoram a eficiência da empresa. 

Além disso, o ERP tem a capacidade de unir as equipes, padronizar os processos, organizar os dados e, consequentemente, facilitar as análises dos gestores e agilizar a tomada de decisão.

As principais vantagens do ERP

Por ser um sistema mais robusto e relativamente completo, o ERP tem a capacidade de oferecer diversas vantagens para uma empresa, como é o caso de reunir informações sobre os seus diferentes setores e garantir a integração entre eles de modo a favorecer o desempenho e as decisões.

Além disso, o ERP é um dos sistemas de gestão personalizados que tem a capacidade de oferecer inúmeras vantagens para a sua empresa de TI ou de outros nichos, como:

  • Controle eficiente de estoque com sistemas de gestão personalizados; 
  • Automatização de ações repetitivas na empresa de TI; 
  • Simplificação de processos internos; 
  • Análise detalhada de dados da empresa de TI; 
  • Redução de custos com sistemas de gestão personalizados; 
  • Aumento da produtividade da equipe; 
  • Alinhamento estratégico entre os setores.

As diferenças entre ERP e CRM

É possível dizer que a principal diferença entre a contratação de sistemas de gestão personalizados como o ERP e CRM é o fato de que um tem a capacidade de ser mais amplo, com ferramentas que analisam a empresa de TI como um todo, enquanto o outro conta com processos direcionados ao consumidor e ao gerenciamento das vendas. 

No entanto, isso não significa que a empresa de TI precise trabalhar apenas com um dos sistemas de gestão personalizados. Pelo contrário, é possível fazer a integração entre eles e potencializar os processos.

É necessário contar com uma empresa de TI que conheça ambos os sistemas e construa uma comunicação mais eficiente entre os setores e as ações.

Contratação de sistemas de gestão personalizados

A Ketra é uma empresa de TI que ajuda o seu negócio nos processos de implantação de sistemas voltados ao gerenciamento de ações, relacionamentos, produtividade e automatização de estratégias. 

Contate a nossa equipe e saiba mais detalhes sobre a contratação de sistemas de gestão personalizados. 

Outras Postagens

Quem é a Ketra | Conheça Nossa História

Quem é a Ketra | Conheça Nossa História

Conheça a Ketra  A Ketra é uma empresa de consultoria em sistemas de gestão especialista em oferecer as melhores soluções para auxiliar organizações a terem uma administração eficaz e de qualidade.  Fundada em 21 de novembro de 2013, na cidade de Vila Velha, no...

Quais os Benefícios da Consultoria de Gestão de Negócios da Ketra

Quais os Benefícios da Consultoria de Gestão de Negócios da Ketra

O Que é a Consultoria de Gestão de Negócios? Fazer a gestão de negócios de uma empresa não é uma tarefa muito fácil. É um processo que envolve muito planejamento, estratégias e liderança, afinal, é isso que faz uma organização se movimentar e crescer. Uma boa gestão...

Como aproveitar melhor os relatórios gerenciais da minha empresa?

Como aproveitar melhor os relatórios gerenciais da minha empresa?

Como aproveitar melhor os relatórios gerenciais da minha empresa? Os relatórios gerenciais são documentos que podem ajudar a nortear os gestores de uma empresa quanto ao seu crescimento, com foco em ações que façam a diferença interna e externamente.  Esse tipo de...

App de Gestão Personalizado | Como Desenvolver

App de Gestão Personalizado | Como Desenvolver

O que são apps de gestão? Os apps de gestão são ferramentas voltadas para a otimização das operações internas e externas das empresas.  A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e o investimento em inovações passou a ser mais do que um...

Você Sabia que é Possível Otimizar o seu ERP Atual?

Você Sabia que é Possível Otimizar o seu ERP Atual?

Como Otimizar o Sistema ERP da sua Empresa? O sistema ERP é uma solução que proporciona uma gestão mais assertiva na empresa. Ele garante acesso mais simplificado, seguro e integrado aos dados e informações, auxiliando o gestor a planejar e tomar decisões para a...