Sistemas de gestão personalizados: Qual a diferença entre ERP e CRM?
Trabalhar com sistemas de gestão personalizados, como é o caso do ERP (Entreprise Resource Training) e o CRM (Customer Relationship Management), pode garantir a otimização de alguns processos, potencializar os ganhos do negócio e contribuir para o alcance do seu sucesso.
No entanto, por mais que ambos os sistemas sejam tecnicamente “antigos”, ainda existem muitas dúvidas relacionadas a eles. Alguns gestores, inclusive, confundem o objetivo de cada um e deixam de trabalhar com as suas funcionalidades por acreditarem não ser necessário investir nelas.
Acontece que tanto o ERP quanto o CRM são ferramentas de gestão comercial que, basicamente, possuem princípios diferentes, mas com o mesmo objetivo: ampliar a lucratividade da empresa de TIou de outros nichos.
Neste texto, saiba mais o que é cada um deles e as vantagens da contratação de sistemas de gestão personalizados.
O que é CRM?
O CRM é um dos sistemas de gestão personalizados mais populares do mercado, que surgiu na década de 80 e tem o princípio de fazer a gestão do relacionamento com o cliente por meio de processos que garantem a realização de vendas eficientes para potencializar a conversão da empresa de TI.
Esse tipo de sistemas de gestão personalizados tem a capacidade de reunir informações relevantes sobre o consumidor em potencial da empresa. Consequentemente, permite-se que a equipe de vendas e o atendimento ao cliente conheçam as necessidades do seu público e implementem uma abordagem mais interessante.
De certo modo, o CRM também é visto no mercado como uma ferramenta de gestão de vendas, pois, de fato, não serão trabalhadas apenas questões de relacionamento com o público, mas, também, oportunidades e efetivação de vendas voltadas a uma maior lucratividade para a empresa de TI.
As principais vantagens do CRM
Ao trabalhar com o CRM, a empresa de TI ou de outros nichos consegue entender a jornada de compra do seu público e aprimorar o atendimento para que o consumidor seja capaz de efetivar a venda. Assim, o cliente cria uma relação de fidelidade com a marca.
Para que isso aconteça, a empresa conta com ferramentas de integração de dados dos clientes presentes no sistema. Essas informações são essenciais para que a equipe conheça o público com o qual está lidando e, a partir disso, desenvolva estratégias que ajudem a converter vendas e reduzir custos.
Além disso, o CRM tem a capacidade de oferecer vantagens com ajuda de uma empresa de TI, como:
- Organizar processos internos da empresa de TI;
- Alinhar estratégias entre os setores;
- Entender e respeitar a jornada de compra do cliente;
- Identificar e gerenciar oportunidades;
- Melhorar o relacionamento com o público;
- Aumentar a produtividade da equipe;
- Potencializar o pós-venda da empresa de TI.
O que é ERP?
Ao contrário do CRM, o ERP não tem o foco exclusivo no relacionamento com o cliente e, sim, no planejamento dos recursos da empresa de TI. Para tanto, são usadas ferramentas que ajudam a integrar as informações e os processos da empresa, o que viabiliza a redução de custos, o aumento da produtividade da equipe e, principalmente, propicia a diminuição de erros.
A contratação de sistemas de gestão personalizados pode te garantir acesso a uma das ferramentas mais importantes do mercado atualmente, quando o assunto é a integração da gestão empresarial, pois tem a capacidade de unificar os dados de diferentes setores com o intuito de automatizar as ações e as estratégias que melhoram a eficiência da empresa.
Além disso, o ERP tem a capacidade de unir as equipes, padronizar os processos, organizar os dados e, consequentemente, facilitar as análises dos gestores e agilizar a tomada de decisão.
As principais vantagens do ERP
Por ser um sistema mais robusto e relativamente completo, o ERP tem a capacidade de oferecer diversas vantagens para uma empresa, como é o caso de reunir informações sobre os seus diferentes setores e garantir a integração entre eles de modo a favorecer o desempenho e as decisões.
Além disso, o ERP é um dos sistemas de gestão personalizados que tem a capacidade de oferecer inúmeras vantagens para a sua empresa de TI ou de outros nichos, como:
- Controle eficiente de estoque com sistemas de gestão personalizados;
- Automatização de ações repetitivas na empresa de TI;
- Simplificação de processos internos;
- Análise detalhada de dados da empresa de TI;
- Redução de custos com sistemas de gestão personalizados;
- Aumento da produtividade da equipe;
- Alinhamento estratégico entre os setores.
As diferenças entre ERP e CRM
É possível dizer que a principal diferença entre a contratação de sistemas de gestão personalizados como o ERP e CRM é o fato de que um tem a capacidade de ser mais amplo, com ferramentas que analisam a empresa de TI como um todo, enquanto o outro conta com processos direcionados ao consumidor e ao gerenciamento das vendas.
No entanto, isso não significa que a empresa de TI precise trabalhar apenas com um dos sistemas de gestão personalizados. Pelo contrário, é possível fazer a integração entre eles e potencializar os processos.
É necessário contar com uma empresa de TI que conheça ambos os sistemas e construa uma comunicação mais eficiente entre os setores e as ações.
Contratação de sistemas de gestão personalizados
A Ketra é uma empresa de TI que ajuda o seu negócio nos processos de implantação de sistemas voltados ao gerenciamento de ações, relacionamentos, produtividade e automatização de estratégias.
Contate a nossa equipe e saiba mais detalhes sobre a contratação de sistemas de gestão personalizados.