Você Sabe Como Surgiu a Tecnologia da Informação?

Você Sabe Como Surgiu a Tecnologia da Informação?

por | 15/08/2021

Como e quando surgiu a tecnologia da informação?

Depois da descoberta da eletricidade por Tales de Mileto, o desenvolvimento da TI foi crescendo gradativamente. Tal fato se comprova com o surgimento da prensa tipográfica, das calculadoras, caixas registradoras.

No final do século XIX, surgiram os primeiros programas de computador. Posteriormente, no século XX, quando estava acontecendo a Segunda Guerra Mundial, foi feita a transmissão para os computadores modernos.

Contudo, aquelas máquinas gigantes e cheias de barulho evoluíram e, hoje, somos “dependentes” delas.

E qual foi a finalidade da criação da tecnologia da informação? 

No final do século XIX, um cabo foi lançado entre os Estados Unidos e Inglaterra para trocar informações entre os dois países. Esse processo, que antes demorava cerca de 10 dias para fazer a informação chegar, gastou apenas alguns minutos.

Paralelamente, bem no início do século XX, os países da Europa impulsionaram o crescimento da indústria e isso os levou a usar bem mais a energia, fato que proporcionou o desenvolvimento do vapor e da química.

Com o grande número de comércios, a necessidade de comunicação cresceu ainda mais. Consequentemente, a TI vem avançando todos os dias em uma velocidade muito grande para as mais diversas demandas.

Como foi a evolução da tecnologia da informação? 

Depois da década de 1970, os eletrônicos se desenvolveram em amplas proporções, assim, os mecanismos de armazenamento de informações tornaram-se populares no mundo inteiro.

Isso foi propulsionado pela modernização da tecnologia durante a globalização e a ascensão das relações comerciais a partir do fim dos anos 70.

De fato, à época, foi preciso aumentar a velocidade da informação para chegar à casa de todos. Tudo isso a baixos custos.

Com o custo-benefício baixo e o aumento da informação e da tecnologia, os computadores se tornaram acessíveis a várias pessoas mundo afora, assim, a famosa internet se popularizou.

Por conseguinte, empresas de todos os segmentos conseguiram utilizar a internet para integração e divulgação das suas lojas, indústrias, produções de uma forma rápida e atrair até mesmo novos clientes.

Hoje em dia, a tecnologia da informação é importante demais para todos os meios e organizações. Até porque, com ela, você consegue ter uma internet e um computador, smartphone, tablet mais rápido, ágil e seguro, bem como vários outros benefícios para as pessoas.

Como é implementada a tecnologia da informação?

Chamamos isso de implementação de TI, o que significa dotar as empresas de novos sistemas e treinar os usuários para o manejo da tecnologia.

O termo é utilizado porque, além de inserir um novo sistema, também é necessário mostrar aos usuários que essa nova tecnologia produzirá melhores resultados.

Com a implantação da tecnologia, o início do trabalho de informatização é acompanhado das atividades humanas.

Conheça mais sobre os itens que precisam da instalação do sistema de informação tecnológico:

  • Investimento em software;
  • Cálculo do custo total de propriedade (TCO) para estimar as despesas de TI;
  • Compra de hardware;
  • Preparação e conversão de dados;
  • Solicitação e conferência de documentos do banco de dados;
  • Instalação;
  • Preparação do ambiente para a gestão da qualidade do processo de desenvolvimento;
  • Considerações técnicas e escala nos próximos anos;
  • Teste;
  • Entrega de tecnologia.

Já para a implementação para as atividades humanas é preciso:

  • Formação de grupos de trabalho;
  • Adaptação ao sistema pelos utilizadores;
  • Treinamento de operadores e utilizadores;
  • Aceitação do sistema pelo grupo de utilizadores.

Conheça a Ketra! Sua Empresa de Soluções em Sistema de Gestão

Somos uma empresa de consultoria em sistema de gestão especializada. Desenvolvemos e fornecemos soluções empresariais com o objetivo principal de resolver problemas, otimizar processos e simplificar negócios.

Por meio de uma metodologia de trabalho eficiente, equipe qualificada e uma ampla rede de parceiros, destacamo-nos no mercado pela capacidade de entendimento das reais necessidades de negócio dos clientes. Propomos soluções simples, ao mesmo tempo robustas e com custo-benefício adequado, com o intuito de otimizar os processos, reduzir os custos de sua empresa e elevar os níveis de performance do seu negócio.

Fundada no final de 2013, nossas sedes se localizam em Belo Horizonte (MG) e Vila Velha (ES), porém, atuamos em todo o território brasileiro, assim como em outros países do continente americano e no continente europeu.

As vantagens de uma empresa com ênfase na tecnologia da informação são: no mercado atual, é primordial o uso da tecnologia de alta performance para garantir o funcionamento e trazer resultados eficientes para uma organização.

Sendo a nossa principal ferramenta de gestão organizacional, é possível atender às necessidades individuais de cada segmento.

Contate a Ketra para implantação e consultoria de sistema ERP a fim de melhorar os processos de gestão da sua empresa!

 

Outras Postagens

Qual a diferença entre ERP e CRM?

Qual a diferença entre ERP e CRM?

O sistema ERP e o software CRM são ferramentas que otimizam a gestão da empresa, mas possuem focos diferentes. Entenda o que é cada um deles.

Sistema ProjectWise | Benefícios de implantar na sua empresa

Sistema ProjectWise | Benefícios de implantar na sua empresa

O que é o sistema ProjectWise? O Sistema ProjectWise é um conjunto de softwares de colaboração de projetos de indústrias de arquitetura, engenharia e construção, desenvolvido pela Bentley Sistems.  O objetivo desse sistema é auxiliar a equipe de um projeto no...

Sistema de gestão de projetos | Como a tecnologia é capaz de ajudar

Sistema de gestão de projetos | Como a tecnologia é capaz de ajudar

O que é um sistema de gestão de projetos? Um sistema de gestão de projetos é um conjunto de ferramentas e técnicas que organizam, otimizam processos e buscam melhorar os resultados dos projetos da empresa com auxílio da tecnologia. Atualmente, com a competitividade do...