Search
Close this search box.

Blog

Como aproveitar melhor os relatórios gerenciais da minha empresa?

Como aproveitar melhor os relatórios gerenciais da minha empresa?

Os relatórios gerenciais são documentos que podem ajudar a nortear os gestores de uma empresa quanto ao seu crescimento, com foco em ações que façam a diferença interna e externamente. 

Esse tipo de documento pode ser desenvolvido com o auxílio de um sistema de gestão empresarial baseado no levantamento de dados e na organização das informações. Assim, é possível identificar o que deve ser corrigido ou reforçado, além de propiciar o desenvolvimento de novas ações, processos e atividades que permitam, à empresa, alcançar os seus objetivos mercadológicos. 

Na Ketra, nós podemos ajudar o seu empreendimento a desenvolver um sistema de otimização de gestão de negócios conforme suas demandas, área de atuação e outros fatores relevantes.

Quer saber mais detalhes sobre como aproveitar os relatórios gerenciais da sua empresa?

Confira no texto que a Ketra, especialista em implementação de sistema de gestão empresarial, preparou!. 

Qual é a função dos Relatórios Gerenciais? 

Em um relatório gerencial, podem-se encontrar diversas informações relevantes sobre o negócio. Essas informações não apresentam apenas cunho financeiro, como as pessoas imaginam, mas, sim, mostram diversos dados da empresa que fornecem um panorama geral sobre a sua situação.

Em um relatório, também é possível obter informações comerciais, contábeis, de vendas, produtividade e outros dados administrativos que ajudam os gestores na tomada de suas decisões. 

Logo, a função desses registros não é somente garantir que os gestores executem ações corretivas com auxílio de um sistema de gestão empresarial, mas também:

  • Facilitar a tomada de decisões;
  • Garantir o desenvolvimento de novas estratégias;
  • Melhorar processos; 
  • Avaliar a produtividade da equipe;
  • Acompanhar o planejamento da empresa pelo sistema de gestão empresarial; 
  • Conseguir resultados melhores. 

O desenvolvimento de Relatórios Gerenciais

Para que os relatórios gerenciais sejam produzidos e, posteriormente, bem aproveitados, deve-se trabalhar com um sistema de gestão empresarial pautado nas necessidades da empresa. 

Atualmente, é possível desenvolver um sistema de gestão empresarial que disponham de diferentes ferramentas, capazes de reunir e gerar informações sobre a empresa. Além disso, a depender das demandas da empresa, o  sistema de gestão empresarial pode auxiliar na organização e no acompanhamento de metas, emitir relatórios, fazer cadastros, acompanhar processos de compra e venda, entre outras ações que favorecem a integração dos setores.

Vale ressaltar, ainda,  que a contratação de sistemas de gestão, bem como sua consequente implantação, exige o desenvolvimento de planejamento. Dessa forma, as ferramentas presentes devem ser usadas para solucionar os problemas da empresa em relação a vendas, serviços e compras, produção, recursos humanos, controle de produtividade, habilidade da equipe, entre outros. 

Aproveite os Relatórios Gerenciais com ajuda do Sistema de Gestão Empresarial

Os relatórios gerenciais desenvolvidos a partir de um sistema de gestão empresarial garantem o maior entendimento sobre os resultados da empresa, além de ajudarem os gestores e os gerentes a desempenharem as suas funções com mais qualidade. No entanto, para que isso aconteça, é essencial observar o relatório e usufruir das suas informações com eficiência.

O ideal é iniciar esse processo de aproveitamento dos relatórios ao cruzar  as informações presentes. Ou seja, é preciso integrar os dados para que as estratégias da empresa sejam avaliadas e, caso haja necessidade, possam ser atualizadas para beneficiar o alcance de seus objetivos. 

Esse cruzamento de informações no sistema de gestão empresarial demanda tempo e atenção, por isso, cabe aos gestores e gerentes dedicarem uma parte da sua rotina de trabalho à análise dos relatórios, identificando, principalmente, as informações mais importantes e as que podem ser descartadas.

De certo modo, o ideal é se basear em:

  • Observação das informações mais importantes pelo sistema de gestão empresarial

Os dados importantes dependem do objetivo do relatório. Por exemplo, se o relatório tiver como foco observar o financeiro, certifique-se de focar nos dados presentes no sistema de gestão empresarial que indicam a melhora ou a piora nesse setor. É preciso analisar os dados, cruzar informações e, a partir disso, entender as atitudes a serem tomadas.

  • Identificar os melhores e piores resultados / o que precisa ser mudado

É claro que a observação dos relatórios permite identificar os resultados da empresa, tanto em relação aos positivos quanto aos negativos. Mas, não basta apenas analisar os dados do sistema de gestão empresarial, é preciso entender o que causou esse resultado e averiguar a necessidade de mudar determinado processo. 

  • Priorizar pontos de alavancagem e desenvolvimento do plano de ação

Outra forma de aproveitar os relatórios gerenciais do sistema de gestão empresarial com eficiência é priorizar os pontos de alavancagem.  Assim, consegue-se tomar decisões assertivas na empresa e, a partir disso, desenvolver um plano de ação que contenha informações relevantes para o futuro do negócio. 

A Ketra pode ajudar a sua empresa com os relatórios gerenciais

Existem muitas formas interessantes de usufruir dos relatórios gerenciais da sua empresa, porém, para garantir que essa prática seja proveitosa, é importante o auxílio de um sistema de gestão empresarial, com a capacidade de desenvolver relatórios em todos os setores.

Para tanto, a Ketra pode ajudar no desenvolvimento de um sistema de gestão empresarial, bem como na criação de aplicativos de gestão, na implantação de ERP (Enterprise Resource Planning) ou, se preferir, em consultorias de gestão de negócios, além de outros serviços relevantes à sua empresa. 

Converse com os nossos especialistas e saiba como potencializar a gestão do seu negócio com auxílio de um sistema de otimização de gestão de negócios

Compartilhe:

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Unidade Minas Gerais

Rua Dener Cunha Peixoto
nº:11 - Salas 907 e 908
Buritis Belo Horizonte – MG
CEP: 30575-817

Unidade Espírito Santo

Rua Maranhão, nº: 575
Salas 1111, 1112
Praia da Costa Vila Velha – ES
CEP: 29101-34

Unidade São Paulo

Avenida Paulista, n°: 2028
11º andar.
São Paulo - SP.
CEP 1310-300

Unidade Macapá

Rua Odilardo Silva nº 1039
Complemento: MESA 12 Bairro Central, Macapá - AP.
CEP 68.900.151

Cotação rápida

Deixe seu contato que retornaremos em alguns minutos.