O que são os relatórios gerenciais?
Os relatórios gerenciais são documentos que contêm uma série de dados, informações e indicadores sobre áreas da empresa, que servem para ter um controle mais preciso da gestão e auxiliar na tomada de decisões.
De maneira geral, os relatórios gerenciais conseguem mostrar todo o desempenho da empresa através de dados. Esses dados podem ser cruzados para obter análises importantes, novas informações e comparações para uma melhor condução dos processos futuros a fim de alcançar resultados.
Cada setor da empresa deve ter os seus próprios relatórios gerenciais para que as áreas sejam bem visualizadas e controladas. Alguns dos principais tipos de relatório são os contábeis, financeiros, de vendas, de satisfação, controle, produtividade, gestão de pessoas, estoque, fluxo de caixa, produção, entre outros.
Esse processo deve ser feito de forma minuciosa, organizada e evitando ao máximo qualquer tipo de erro. Esses relatórios gerenciais têm o poder de direcionar a empresa para o seu crescimento, por isso é preciso encontrar métodos que forneçam essas informações de forma mais precisa.
Para isso, a melhor maneira de otimizar a gestão de documentos é fazer uso de um software GED (Gerenciamento Eletrônico de Documentos). Um bom software é capaz de automatizar os processos, produzindo relatórios gerenciais de forma mais prática, segura e visando a minimização dos erros.
Confira como o software GED funciona e qual seu papel na otimização dos processos e na tomada de decisões da empresa.
Software GED de gestão de documentos
O software GED – Gerenciamento Eletrônico de Documentos – é um sistema automatizado de administração, controle, compartilhamento de informações, gestão de documentos e emissão de relatórios gerenciais.
Automatizar os sistemas é uma forma muito mais segura e confiável de gerenciar os processos das empresas. Com o software GED, é possível trabalhar com diversos documentos nas suas variadas formas, inclusive convertendo informações em papel para formatos digitais.
Um software GED faz a emissão de relatórios gerenciais de forma automatizada, o que garante muito mais segurança nos processos da empresa.
Fazer relatórios gerenciais sem o auxílio de ferramentas de gestão ou com sistemas inadequados pode acarretar sérios erros e gerar problemas.
Por exemplo, o gestor pode cometer falhas de relação dos dados e chegar em conclusões erradas que vão impactar as ações da empresa dali em diante. A empresa também perde a chance de visualizar oportunidades que, com o uso de um bom software GED, veria facilmente, afetando o crescimento dela perante o mercado competitivo.
Além disso, investir em um software GED configura um excelente custo-benefício, já que o processo é todo automatizado, os custos são cortados e melhor gerenciados.
A Ketra, empresa de consultoria em sistemas em gestão, oferece soluções focadas no software GED. As ferramentas baseadas no GED são integradas capazes de gerar relatórios gerenciais, monitorar e controlar os processos da empresa de forma automatizada, rápida e segura.
Como os relatórios gerenciais ajudam na tomada de decisões?
Os relatórios gerenciais são uma forma de transformar em dados analisáveis as informações da empresa. Esses dados demonstram um panorama completo da situação das diversas áreas da organização, indicando as melhores maneiras de gerenciar o negócio.
Ou seja, os relatórios gerenciais são a base da tomada de decisão. É através deles que o gestor consegue verificar todas as informações relevantes para o setor, analisando o desempenho, acompanhando as metas. Dessa forma, a empresa consegue controlar se o planejamento está dando resultado.
Transformando informações em dados relevantes, os relatórios gerenciais feitos através do software GED têm o poder de oferecer um direcionamento mais concreto ao gestor, identificando falhas, cruzando resultados entre períodos, prevendo cenários e encaminhando a gestão para aquilo que dará resultado no futuro.
Ou seja, é uma forma inteligente de basear os processos de gestão da empresa em dados concretos que vão ser úteis para o crescimento, e não em suposições que podem prejudicar o negócio.
A partir disso, ele analisa e entende melhor os caminhos que estão sendo traçados, os resultados positivos ou negativos, o que precisa melhorar ou manter, além de fazer projeções para otimizar cada vez mais a gestão no futuro.
Com o software GED, os relatórios gerenciais são bem mais completos e integram todas as informações necessárias para a tomada de decisão. A automatização minimiza os erros e torna tudo mais rápido, prático, atualizado e seguro para economizar tempo e ter resultados mais concretos e precisos.
A partir dos relatórios gerenciais, a empresa consegue desenvolver planos de ação, transformando as informações obtidas em prática.
Na Ketra, a sua empresa obtém suporte e consultoria em software GED a fim de otimizar o uso das ferramentas e tornar sua gestão mais simplificada ainda.