Como Otimizar o Sistema ERP da sua Empresa? 

Você Sabia que é Possível Otimizar o seu ERP Atual?

por | 01/10/2021

Como Otimizar o Sistema ERP da sua Empresa?

O sistema ERP é uma solução que proporciona uma gestão mais assertiva na empresa. Ele garante acesso mais simplificado, seguro e integrado aos dados e informações, auxiliando o gestor a planejar e tomar decisões para a melhoria dos processos organizacionais.

O software pode ser usado em empresas de qualquer segmento do mercado. Ele centraliza as operações em um único lugar, evitando possíveis desorganizações pelo uso de vários sistemas diferentes.

Justamente por isso, é um sistema altamente versátil, sendo possível, inclusive, otimizar seu ERP.

Ele pode ser composto por diferentes módulos, personalizados de acordo com o tipo de empresa, o setor e suas necessidades, garantindo assim uma gestão completa.

Alguns dos módulos disponíveis para otimizar seu ERP são relacionados aos setores de Financeiro, Vendas, Compras, Recursos Humanos, Estoque, Contabilidade, Controladoria, Fiscal, Logística, Produção, entre outros.

Com a possibilidade de otimizar seu ERP, você tem acesso apenas às funcionalidades que são relevantes para o seu negócio, assegurando processos organizados e mais bem geridos.

Maneiras de Otimizar

Um sistema ERP apresenta uma versão padrão, constituída de módulos básicos essenciais para qualquer empresa, como, por exemplo, módulos de faturamento, financeiro, de compras, de estoque, RH, fiscal, de produção etc.

Como o mercado é muito extenso e, geralmente, apenas os módulos básicos não suprem as necessidades de todos os tipos de negócio, surge a possibilidade de otimizar seu ERP e garantir uma gestão mais focada.

Vários gestores encontram problemas e limitações quando se usa o ERP padrão, como a falta de espaços para informações muito específicas da empresa ou de ferramentas que seriam muito úteis em determinadas situações.

O contrário também pode acontecer: o gestor percebe que algumas funcionalidades não são usadas, o que torna o sistema mais cheio e complicado. É possível também otimizar seu ERP para customizar essas ferramentas, deixando apenas o que é necessário para a rotina da empresa.

O principal benefício de otimizar seu ERP é poder aproveitar com plenitude todas as funções que ele oferece. Não adianta ter um sistema padrão se ele é limitado ou desaproveitado.

Sabia que é possível integrar o sistema ERP com outros softwares? Sozinho, serve para proporcionar um acesso mais fácil aos dados e informações. Quando integrado com outro software é possível ter uma interpretação dos dados de forma inteligente, fazendo cruzamento de dados, geração de relatórios, controle de documentos, entre outras funções que são de grande importância para uma gestão mais assertiva e descomplicada.

Alguns dos softwares comumente integrados para otimizar seu ERP são o BI (Business Intelligence), GED (Gestão Eletrônica de Documentos) E-Commerce, BPM (Gerenciamento de Processos de Negócio), e mais.

Otimizar seu ERP por meio de integração com outros sistemas garante um auxílio a mais que proporciona minimização de erros, tomadas de decisões mais precisas e solução de questões com maior qualidade.

Outra particularidade muito interessante ao otimizar seu ERP é a possibilidade de incluir processos internos dentro do software e, principalmente, manter tudo em segurança.

É possível adicionar protocolos internos, restrições de acesso, criptografia de dados, classificação dos níveis de acesso de acordo com a hierarquia de funções na empresa etc. Os dados e informações da organização são muito importantes e precisam ser muito bem gerenciados, por isso, ao otimizar seu ERP, é possível ter um maior controle dessas informações e garantir a segurança de dados e dos usuários.

Otimizar seu ERP com uma Empresa de Soluções em Sistemas de Gestão

A implantação e personalização de um sistema ERP é um processo que requer planejamento e profissionalismo.

Na Ketra, empresa de soluções em sistemas de gestão, sua empresa tem o auxílio de uma equipe especializada no atendimento e implantação do sistema, além de consultoria para garantir que o ERP seja 100% aproveitado pelos colaboradores.

Para implementar e otimizar seu ERP, é necessária a análise das necessidades da empresa, para entender o que ela precisa em um sistema de gestão ERP para melhorar sua gestão.

Depois é necessário traçar um planejamento detalhado, que inclui o design do software, a programação e a implantação e integração nos sistemas da empresa.

Para otimizar seu ERP, é feita a personalização do software, com todos os módulos e funções específicas que serão usados na gestão.

A Ketra, empresa de soluções em sistemas de gestão, oferece ainda suporte completo para garantir que o sistema esteja totalmente compatível e gerando resultados para seu negócio.

Otimizar seu ERP traz benefícios para o gestor, que passa a ter uma ferramenta mais centrada no que ele realmente precisa para a rotina da empresa, e para o negócio como um todo, que passa a ser mais produtivo e gerar maiores resultados.

Outras Postagens

Quais os Benefícios da Consultoria de Gestão de Negócios da Ketra

Quais os Benefícios da Consultoria de Gestão de Negócios da Ketra

O Que é a Consultoria de Gestão de Negócios? Fazer a gestão de negócios de uma empresa não é uma tarefa muito fácil. É um processo que envolve muito planejamento, estratégias e liderança, afinal, é isso que faz uma organização se movimentar e crescer. Uma boa gestão...

Como aproveitar melhor os relatórios gerenciais da minha empresa?

Como aproveitar melhor os relatórios gerenciais da minha empresa?

Como aproveitar melhor os relatórios gerenciais da minha empresa? Os relatórios gerenciais são documentos que podem ajudar a nortear os gestores de uma empresa quanto ao seu crescimento, com foco em ações que façam a diferença interna e externamente.  Esse tipo de...

Sistemas de gestão personalizados: Qual a diferença entre ERP e CRM?

Sistemas de gestão personalizados: Qual a diferença entre ERP e CRM?

Sistemas de gestão personalizados: Qual a diferença entre ERP e CRM? Trabalhar com sistemas de gestão personalizados, como é o caso do ERP (Entreprise Resource Training) e o CRM (Customer Relationship Management), pode garantir a otimização de alguns processos,...

App de Gestão Personalizado | Como Desenvolver

App de Gestão Personalizado | Como Desenvolver

O que são apps de gestão? Os apps de gestão são ferramentas voltadas para a otimização das operações internas e externas das empresas.  A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas e o investimento em inovações passou a ser mais do que um...

Qual a diferença entre ERP e CRM?

Qual a diferença entre ERP e CRM?

O sistema ERP e o software CRM são ferramentas que otimizam a gestão da empresa, mas possuem focos diferentes. Entenda o que é cada um deles.